02/12/13

Património natural de Cabo Verde. MARAVILHAS DE CABO VERDE PROJECTO-7MCV


Património natural de Cabo Verde
Concurso nacional promovido pela Comissão Nacional das Sete Maravilhas de Cabo Verde (RPALCDP-CN-7MCV) 
Rede Parlamentar do Ambiente, Luta contra a Desertificação e Pobreza
Fonte:
http://7maravilhas.com.cv//
http://www.parlamento.cv/tprojectos.aspx?id=68 

As sete maravilhas de São Vicente já estão escolhidas.
Divididas em sete categorias as maravilhas escolhidas foram. 
1) Monte Cara
2) Vulcão Viana 
3) Ilhéu dos pássaros
4) Baía do Mindelo
5) Praias costeiras do Norte da Baia
6) Dunas de Salamansa
7) Monte Verde, como área protegida.


Património natural de Cabo Verde: 
Fogo já escolheu as suas Sete Maravilhas. Aqui ficam as Sete Maravilhas da ilha do Fogo:
Vulcão
Bordeira
Praia de Nossa Senhora da Encarnação/Fonte Vila
falésia e rochedo de Salinas
Monte Nho São Filipe
Murro Djeu e Praia Grande 


Os três municípios da ilha já escolheram as suas sete maravilhas municipais, faltando neste momento a selecção, de entre as maravilhas municipais, as que vão representar a ilha no concurso nacional. As maravilhas da ilha vão surgir entre as seleccionadas pelo município dos 
Mosteiros (Monte Velha, Monte Nhô São Filipe, Baia de Monte Vermelho, cafezais (terreno de cultivo de café), Portela, Santa Ana e Murro Djeu).
Santa Catarina do Fogo são o Vulcão, Bordeira, Monte Preto, Alcatraz, Praia Grande, Recanto de Ponta Queimada e Ribeira Nha Lena

São Filipe, são a praia de Nossa Senhora da Encarnação/Fonte Vila a Bordeira exterior (Serra), a falésia e o rochedo de Salinas, a gruta de Inhuco, a cratera de Monte Preto, as ribeiras de Volta-Volta e a falésia das proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Socorro.


7 MARAVILHAS DE CABO VERDE
Património Natural do Meu Concelho. Concurso
Fonte:
http://7maravilhas.com.cv//
http://www.parlamento.cv/tprojectos.aspx?id=68

RPALCDP – REDE DE PARLAMENTARES PARA O AMBIENTE LUTA CONTRA A DESERTIFICAÇÃO E POBREZA

CN-7MCV – COMISSÃO NACIONAL 7 MARAVILHAS DE CABO VERDE
PROJECTO-7MCV
REGULAMENTO de CONCURSO NACIONAL
«Património Natural do Meu Concelho»

INTRODUÇÃO
O arquipélago de Cabo Verde possui uma diversidade de paisagens associada à sua insularidade vulcânica e à sua história natural, que varia de ilha a ilha e no interior de cada ilha. De natureza essencialmente agreste, a maior parte do tempo, estas ilhas, as suas achadas amiúde áridas, as colinas cobertas de pedras, as ribeiras, os barrancos, os picos monumentais, as baías e as angras, integram a estrutura de base da cultura cabo-verdiana, como o ilustram os nossos poetas, que com o seu canto homenageiam as ilhas, o seu relevo e o mar envolvente.
Em cada ilha e em cada localidade existem elementos naturais, como montanhas, baías, colinas, vales, barrancos, praias, vulcões, dunas, angras, jazigos, grutas etc., que, para além de serem um activo económico importante, ganharam valor simbólico, pela sua beleza cénica, ligação à história local e a acontecimentos notáveis e são pontos de referência incontornáveis.
O Projecto-7MCV propõe envolver todos os cidadãos cabo-verdianos, residentes ou na diáspora, na identificação, levantamento e caracterização do património natural inerte e pôr esse património ao serviço do desenvolvimento de Cabo Verde sem, contudo, o destruir.

REGULAMENTO
I.ORGANIZAÇÃO:
A Comissão Nacional para as 7 Maravilhas de Cabo Verde (CN-7MCV) lança um concurso a nível nacional, no âmbito do Projecto-7MCV.
II. DESTINATÁRIOS:
Este concurso destina-se a todos os alunos que frequentam uma escola secundária ou profissional, com idade compreendida entre os 12 e 20 anos, residentes em qualquer ponto do território nacional.
Haverá dois grupos:
1º - Faixa etária dos 12 aos 15 anos;
2º - Faixa etária dos 16 aos 20 anos.

III.OBJECTIVOS
Objectivo geral
O objectivo macro deste concurso é a promoção de uma consciência ambiental, traduzida numa atitude e num comportamento pró-activos do estudante cabo-verdiano das escolas secundárias para o conhecimento, a valorização e a preservação do meio ambiente que o rodeia.
O concurso abarca todo o património natural inerte, conhecido ou não, enquadrável nas 7 categorias seguintes:
1. Montanhas, serras e falésias – montanhas, alinhamentos e maciços montanhosos no interior do território ou no seu litoral;
2. Acidente natural de cariz vulcânico – forma de relevo de expressão localizada, como pequenos cones vulcânicos, filões e pitões, chaminés, cortes geológicos, tuneis vulcânicos, de notável beleza cénica;
3. Ilhéus, rochas, rochedos e grutas monumentais no interior do território ou rodeado de água;
4. Baías, enseadas, angras e zonas húmidas – de qualquer amplitude;
5. Praias – praias costeiras de areia, branca ou negra;
6. Dunas e corredores dunares – acumulações dunares fósseis ou vivas, localizada ou em corredores;
7. Paisagens ou áreas de interesse científico – áreas protegidas ou a proteger com ou sem vegetação, áreas de endemismos vegetais ou animais intrínsecos a Cabo Verde, incluindo vales/bacias hidrográficas ou jazigos de inertes para fins industriais.

Sem comentários: