09/12/13

Santo Antão. A natureza no seu estado (mais) puro e imponente.

Na ilha de Santo Antão o recorte da montanha e os seus picos alcantilados desenham uma linha incerta com que a terra se separa do céu. Em função da hora do dia, do estado do tempo e do local de onde a observamos obteremos imagens unicas e sempre diferentes: a transição do castanho da terra ressequida para um azul que se prolonga no mar, o esbranquiçado das névoas obtido no mesmo local onde poderemos captar, mais tarde, o preto esfumado de um contra-luz quando a tarde começa a fugir.
Os vales profundos, de cortar a respiração, foram escavados por ribeiras tormentosas, em dias de Chuva Brava; estas ocasionais e agressivas levadas dão lugar, no instante imediato, a talvegues sem água, para onde olham, angustiados, os Flagelados do Vento Leste. As ribeiras passam a desempenhar, então, outra função: viram a estrada que liga os pequenos lugares dispersos ao longo do vale, transformam-se em caminhos que as autoridades, aos poucos, vão melhorando. Aqui, os rios têm dias, melhor, têm estações: em função disso alimentam ora uma agricultura no limite da subrevivência ora deixam, no seu seio, circular pessoas e automóveis.
Ninguém como Manuel Lopes melhor descreveu esta saga, o esforço do agricultor para retirar da terra alguns grãos de milho em socalco que são um hino ao esforço do homem nas montanhas de Santo Antão. Se os socalcos das vinhas Douro e as Vinhas da Ilha do Pico nos Açores foram consideradas Património da Humanidade, pelas paisagens que proporcionam, que se poderá dizer dos construidos pelos agricultores das Ilha de Santo Antão. Encontramos uma diferenças: os primeiros foram construidos para produzir vinho enquanto os caboverdianos fizeram-nos para assegurar a sua sobrevivência à custa do milho que deles retiravam.
Em memória do esforço do homem nas montanhas de Santão Antão.

Sem comentários: